Lajedos & Lagartos – Poente Vermelho

Esse conto é continuação do conto Caetana, e iniciado em Coluna de Fogo. Uma mini-série de contos ambientados no Nordeste Fantástico de Lajedos & Lagartos.


 Como previmos, Icó fora um alvo fácil. Quando souberam da nossa chegada, a polícia fraca desabou acovardada ante nosso destacamento; foram os primeiros a sumir. As elites, fugiram pelas estradas, e muitos esconderam até os móveis nos temendo.

O padre, depois do que disseram que fizemos em Piancó, não levantou uma palavra contra nós. Temos água e jabá, conseguido na cidade, graças às doações do proletariado. Dinheiro será questão de tempo encontrar, revirando os casarões abandonados.

Mandei derrubar as fiações, não quero que alertem os soldados desse regime corrupto. Grupos de camaradas estão vigiando cada uma das estradas. Do centro, aproveitei para vigiar a cidade do alto do teatro, que nos dá privilegiada posição, e é iluminado por eletricidade. Posso me orgulhar de dizer que nunca errei um tiro. Quem se atrever a vir até aqui, estará em desvantagem.

O Camarada Sérgio, encontrou um fio de telégrafo, paralelo ao que havíamos derrubado. Mandei que fossem investigar, de onde viria o fio. Poderia haver um telegrafista. Poderia uma mensagem de socorro ter sido mandada e encurtar a nossa estada nessa acolhedora localidade. O Tenente Prestes não apreciaria essa obstrução nos planos.

Precisei me certificar. Destaquei um grupo investigatório composto de oito homens. Sete simpatizantes da causa. Sérgio, para comandá-los.

O sol morria no horizonte, nada dos homens voltarem. O tempo que estavam usando nessa simples missão era superior ao tempo que levamos para capitular a cidade inteira.

Os moradores diziam que andam feras antigas por essas capoeiras. Crendices. Eram oito homens. Um deles era Sérgio, segundo tenente, melhor da turma. Devem ter se perdido, ou encontrado alguma jovem atraente.

Anoiteceu. As luzes das casas iam se apagando. Sentia o cheiro do medo vindo dos moradores. Seria outra assalto fácil. Carregar as mulas e retornar para a Coluna. Afinal, quem nos faria frente?

One thought on “Lajedos & Lagartos – Poente Vermelho

  1. Pingback: Lajedos & Lagartos – Cavalhada | Pensotopia

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>